terça-feira, 24 de maio de 2011

: Sobre Influências e Tributos

Desde que me entendo por escritor trago nas veias uma boa porção de influências drummondianas. Ao meu ver, ele é o maior poeta da Língua Portuguesa, 'pari passu' com Fernando Pessoa. No Brasil, não há maiores que esse mineiro de Itabira. É chegada a hora de homenagear esse grande poeta brasileiro. Para tanto, escolhi um poema publicado em meu primeiro livro, cuja edição está esgotada, mas tenho o prazer de dividí-lo com vocês por aqui. Espero que apreciem sem moderação. Afinal, Drummond é Drummond. Assumo minha infinita pequenês e atrevimento ante sua escrita, contudo, segue abaixo o referido texto. ( Perdoe-me pela ousadia, Mestre). Reverências a ti, grande poeta!

Tributo a Drummond

Basta uma fração de segundo para o verso primeiro
Tornar-se passado, mesmo que passado a limpo...
Ao José de hoje não se pergunta ( E agora?)
As mãos dadas de outrora não se dão a este luxo.

Terceira guerra - inexplicavelmente ainda não começou.
Terceiro reicht -  sistema inexoravelmente sem nexo.
Terceiro mundo - teorema incompreensivelmente complexo.
Terceiro sexo - categoria que gradativamente se estabilizou .

As mãos de agora estão dadas
A arremessar dados num jogo de azar.
Colocam a roleta russa para girar e
Se unem como quem alienadamente ora.


Ora, oram pela gloriosa hora
De participar mais ativamente
Do jogo, onde a aposta mínima
: É sem
E quem comanda a jogatina
É, invariavelmente, a vida

:Sem terra
:Sem teto
:Sem estudo
:Sem escrúpulo.

É... mestre, minha missão:
Mandar missas várias rezar,
Escrever missivas, manifestos...
Esquecer para lembrar.

Andarilho das Sombras - Copyright©1996.
Imagens: Google
Música: Goldfrapp A&E Instrumental
(Clique no link laranja e ouça)

Um comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...