segunda-feira, 31 de outubro de 2011

:Sobre Rock Brasília - Era de Ouro

Fui assistir ao documentário Rock Brasília. Uma Emoção dos tempos juvenis tomou-me a alma. Ao fim da exibição do filme, perguntava-me - qual a próxima geração capaz de encarnar os sonhos tão repletos de Causas e Ideologias como empunhava a Geração Coca-Cola, a trazer no peito fragmentos de letras em camisetas compradas na Feira da Torre de TV em Brasília? Provável resposta ( vazia, artificial, superficial e descartável) :'Galera Big Mc'?"
[...]" Herdeiros são agora da virtude que perdemos[...]" (R R)

Onde estão os operários de uma Plebe Rude, mas lutadora e repleta de Ideais ?      Fazem falta!

Ou ainda os componentes de uma Capital Inicial, portadores de uma bandeira a qual ainda tremula nas letras ouvidas e cantadas muito além dos limites da velha Colina universitária?
Guerreiros a desbravar os caminhos do Rock, tendo como Companheiros- Escudo os Paralamas do Sucesso, que vão tocar na capital. Segue abaixo um texto feito por mim em homenagem a Renato Russo e sua Legião Urbana em 12 de Outubro de 1996. ( 24 horas após sua morte).

A Renato Russo

Em vida foi um filósofo. Esta homenagem póstuma termina pois - com sua melhor amiga - a Filosofia: A Fonte para a Perfeição Do Espírito é Um Dia Perfeito escrito a Giz na lousa da eternidade. Quando o Sol Bater na Janela do teu quarto, terás consciência de que A Tempestade passou. Pais e Filhos mudaram as estações e você não morreu, apenas mudou-se para  
A Via Láctea: Só por Hoje - eterno hoje -“Vai com Os Anjos, vai em paz”.


QUE PAÍS É ESTE   ( ? )   Equilíbrio Distante
    Eduardo e Mônica \ Maurício e Andreia Doria ( Quatro amigos)
    Primavera e Verão \ Outono e Inverno  ( Quatro Estações )
Patrícinhas e Maurícinhos\ Geração Coca-cola ( Duas gerações)
    1o de Julho de 1965 ( Duas Tribos)

Assim começa a nova versão para O Descobrimento do Brasil: sem Índios , sem Os Barcos das antigas caravelas; com Soldados armados pra tocar a Canção do Senhor da Guerra e não servir a quem vence ao vencedor... . Eu sei que, Por Enquanto, Ainda é Cedo para se discutir o Teorema falido da Conexão Amazônica, mas Há tempos são os jovens que adoecem... talvez seja tarde demais para curá-los. “O futuro não é mais como era antigamente” . Meninos e Meninas estarão fadados a ficar Perdidos no Espaço de Vinte Nove metros quadrados à procura de um Tempo Perdido já encontrado.
O Mundo anda tão complicado quanto a Central do Brasil em dia de blecaute. Basta dizer que Monte Castelo, cidadezinha de interior, já não é mais a mesma com a instalação de uma Fábrica Química que produz o Petróleo do Futuro - Tédio ( com T bem grande pra você). Esta reação é comum dentre aqueles que frequentam O Teatro dos Vampiros para assistir a peças como: Metal Contra as Nuvens, Mil Pedaços e Esperando por Mim. Eduardo que ainda tem Dezesseis e continua nas aulinhas de inglês - argumenta: “ Mônica e eu Vamos fazer um filme chamado Love in the afternoon, onde Eu era um Lobisomem Juvenil antes de ser beijado por ela - uma loba no cio... . Ah, esqueci um detalhe: a trilha sonora é uma Love Song inspirada em Love Story e o local das gravações, Angra dos Reis para que se sinta o Vento no Litoral”.  

Quase sem querer, Maurício provoca uma briga ao comentar que o filme deveria ser gravado em Sete Cidades italianas e ele seria o intérprete. Para comprovar sua fluência no idioma, sugeriu alguns nomes para a produção cinematográfica: “La Forza della vita; Strani Amori; Due...” e encerrou dizendo: “Nada male pra quem parla piú o meno italiani ê...”. Mônica replica em tom apaziguador : “Va bene, ragazzo... qüesta ragazza aqüi estará Sereníssima” .Como quem dá a última palavra, falou Eduardo: “o filme Será conhecido por:   
Come Share my Life”.

Leila e Natália são duas primas de Maurício vindas da Itália. Moças religiosas que, às vezes, contam o milenar episódio de Daniel na Cova dos Leões. Dedicadas, elas servem à Ordem dos Templários de Roma e vieram ao Brasil como missionárias daquele que foi o maior congresso ecumênico já realizado na América do Sul. Na curta temporada em que estiveram aqui, as evangelizadoras não pouparam elogios ao Corcovado e ao Pão de Açúcar, carinhosamente chamado de: A Montanha Mágica. Apreciaram O Passeio da Boa Vista. Anotaram no Livro dos Dias as impressões tidas a respeito do molejo e ginga do povo brasileiro: “O Reggae é A Dança de una Gente mui calorosa, Doucissima Maria... . Uno país de La nuova gioventu”. Juventude atuante, ainda que somente nas cenas de um Faroeste Caboclo.

Andarilho das Sombras - Copyright©1996.
♫♫♫ Tempo Perdido
♫♫♫ Há Tempos 
(Clique nos links- laranja e ouça os dois sucessos legionários).
ps: Perdoem-me por um texto tão longo, mas creio valer a pena.
 Fonte das Imagens: Google

8 comentários:

  1. "E nossa historia não estará, pelo avesso assim, sem final feliz, teremos coisas bonitas pra contar...e até lá, vamos viver, temos muito ainda por fazer, não olhe para trás, apenas começamos..." Saudades do melhor do rock nacional.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. É preciso resgatar tais valores, tratar dos sonhos como eles realmente são, com a cabeça erguida e com a mente aberta!
    Super beijo!

    ResponderExcluir
  3. Vejo a cada dia pessoas vazias... caminhando pelas ruas, sem sonhos ou horizontes. Aos poetas, aos artistas, resta o silencioso grito do despertar... fazer essa geração sonhar, pois sãos os sonhos que movem a existência e a nós, o privilégio de trazê-los de volta. Parabéns pela sábia reflexão.
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. É tão estranho
    Os bons morrem jovens ...
    Renato é eterno , e suas letras indiscutiveis .

    ...realmente valeu a pena !

    Beijo

    ResponderExcluir
  5. Poeta, só posso comentar usando as próprias palavras de Renato Russo...

    "E nossa história não estará
    pelo avesso assim, sem final feliz.
    Teremos coisas bonitas pra contar.

    E até lá, vamos viver
    Temos muito ainda por fazer
    [...]
    Apenas começamos".

    obrigado pela emoção.

    ResponderExcluir
  6. Que construção perfeita com os títulos das canções, fiquei encantada!

    Um beijo.

    ResponderExcluir
  7. Muito bom! Queria comentar mais, mas me falta palavras e diversas músicas, lembranças e reflexões rondam minha mente!
    Só tenho a dizer: "Adorei"!

    Abraço,
    Nara

    ResponderExcluir
  8. Bem, eu poderia usar um adjetivo básico para descrever a você perante essa homenagem: Criativo! Porém, acredito que você foi muito mais além, pois percebi além de muita criatividade, inteligência e talento.
    Atravessando a ponte de adjetivos chego a situar os sentimentos vivos a sagrarem no texto: Nostalgia, decepção e paixão!
    Saudades de um tempo passado repleto de cultura, personalidades fortes e grandes talentos. Decepção por não encontrar essa presença juvenil com ideias revolucionários nos dias atuais. E paixão por grandes nomes da música brasileira, por essa cara de Brasil perdida nas linhas temporais.
    É bom sentir que se sente o mesmo sentimento do autor quando se lê palavras tão vivas, tão pulsantes, mesmo que só na tela de um computador.
    Parabéns pela linda, criativa e inteligente homenagem a esse músico, filósofo e Poeta chamado Renato Russo!

    [Informando que já entrei em contato]
    Abreijos.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...